Se você resolveu visitar meu site, possivelmente quer conhecer meu trabalho e também quem sou.
Fiz os dez primeiros anos de meus estudos no Institudo Mackenzie, em São Paulo, SP. De lá, fui estudar no Colégio Bandeirantes e, em seguida, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde me formei como médico, fiz residência, mestrado e doutorado na área de Psiquiatria.
De 1988 a 2003, trabalhei na Clínica de Repouso Parque Julieta, em São Paulo, uma clínica particular de grande tradição, à qual ainda recorro naqueles casos que atendo em regime de internação.
Durante toda a minha carreira, até 2024, continuei vinculado ao Hospital das Clínicas e à Faculdade de Medicina da USP, tanto através da pós-graduação, quanto de assistência a pacientes e supervisão para médicos residentes e psicólogos do Instituto de Psiquiatria. De 2014 a 2024, trabalhei como psiquiatra contratado pela Fundação Faculdade de Medicina, no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Além do ambulatório geral, fui responsável pela unidade de atendimento aos pós-graduandos da Faculdade de Medicina.
Aprendi muito, também, trabalhando vários anos em postos de saúde de regiões periféricas de São Paulo, como, por exemplo, na região de Parelheiros, prestando serviço a uma população mais carente e com uma grande variedade de problemas psiquiátricos e comportamentais. Guardo lembranças muito boas desta época e sempre procurei dar uma atenção especial também para estas pessoas.
Finalmente, de 2019 a 2021, trabalhei como psiquiatra voluntário no Ambulatório Filantrópico de Obesidade Infantil do Hospital Sírio-Libanês.
Além das atividades profissionais, costumo dar palestras para jovens, no Rotary Club de São Paulo, fiz parte da Comissão de Sustentabilidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (onde meu foco eram questões ambientais), da Comissão de Bioética do Hospital Albert Einstein e do Grupo de Estudos de Bioética do Hospital Albert Einstein. Atualmente, sou membro da Diretoria da FIBRA, uma sociedade de amigos de bairro e do Conselho de Defesa do Meio-Ambiente da cidade de Campo Limpo Paulista, SP.
Como passatempos, gosto de ler muito, sobre todos os assuntos. Curto também jardinagem, dar longos passeios com meus cachorros e assistir a bons filmes e seriados.

A depressão é um transtorno dohumor caracterizado por uma combinação persistente de tristeza profunda, perda de interesse e alterações no sono, apetite e concentração.

A ansiedade é uma resposta natural do organismo diante de situações de estresse ou ameaça, mas quando se torna intensa, frequente e desproporcional, pode caracterizar um transtorno de ansiedade.

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico que afeta a forma como a pessoa pensa, sente e percebe a realidade. É caracterizada por sintomas como delírios, alucinações, pensamento desorganizado e alterações no comportamento e nas emoções.

O TDAH é um transtorno caracterizado por sintomas persistentes de desatenção, impulsividade e, em alguns casos, hiperatividade. Estes sinais podem interferir no desempenho escolar, profissional e nas relações interpessoais.

O uso abusivo de substâncias psicoativas, como álcool, drogas ilícitas e nicotina, pode causar dependência e comprometer a saúde física, mental e social. Trata-se de uma condição complexa e que exige, no tratamento, conhecimento específico, persistência e empatia.

As fobias são transtornos de ansiedade marcados por medo intenso e irracional diante de objetos ou situações específicas. Esse medo pode causar evitação e impacto na rotina.

O jogo patológico é um transtorno do controle do impulso, caracterizado pela dificuldade de resistir ao ato de apostar, mesmo diante de prejuízos pessoais, familiares ou financeiros.

O impulso sexual excessivo é caracterizado por desejos e comportamentos sexuais repetitivos e fora do controle, causando sofrimento ou prejuízo na vida pessoal, social ou profissional.
Créditos ao autor da imagem: Silenus

As compras compulsivas são caracterizadas por um impulso incontrolável de adquirir produtos, mesmo sem necessidade ou recursos financeiros, gerando prejuízos emocionais e materiais.

Caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos repetitivos que a pessoa sente necessidade de realizar para reduzir a ansiedade. Esses sintomas podem interferir significativamente na rotina e qualidade de vida.
Créditos ao autor: Larsklintwallmalmqvist~commonswiki